Bairros planejados
Ela Merece Uma Rua

 

O Parque Una vai batizar suas ruas com nomes de mulheres que foram importantes para Pelotas.

 

Você conhece alguma rua cujo nome homenageia uma mulher? A maioria das pessoas, ao serem interpeladas com essa pergunta, ficam um bom tempo pensando. Muitas vezes, não conseguem lembrar de nenhuma via pública que reverencie uma personagem feminina. Elas existem, é claro (no Centro de Pelotas, temos a Rua Princesa Isabel, por exemplo), mas em número bem inferior ao de ruas que celebram homens, datas, países, municípios e até árvores.

 

A Idealiza Urbanismo quer fazer sua parte para ajudar a mudar essa realidade com uma ideia inovadora: as ruas do bairro planejado Parque Una terão nomes de mulheres. Além de valorizar os feitos femininos, a iniciativa procura enaltecer o local: as homenageadas serão mulheres que tiveram importância para a cidade de Pelotas.

 

Por que homenagear as mulheres?

 

Em 2016, o Nexo Jornal publicou alguns gráficos e números sobre o assunto, a partir da base de logradouros dos Correios de 2014. O levantamento mostrou que apenas 16% dos endereços têm nomes femininos e que 98,8% é a predominância masculina entre os homenageados com nomes de rodovias. Se considerarmos apenas vilas, passagens e escadarias, o número de participações femininas sobe para 20% a 30%. Ou seja, quanto mais subimos na hierarquia das vias públicas brasileiras, menos nomes de mulheres encontramos.

 

A publicação trouxe ainda uma lista com os nomes de logradouros mais comuns em cada gênero, o que ajuda a explicar a predominância masculina: tem mais chance de virar nome de rua uma pessoa que exerceu algum tipo de poder em sua sociedade. Ou seja, imperadores, nobres e governantes são figuras carimbadas na lista, posições negligenciadas às mulheres antes da consolidação da democracia no país. Para se ter uma ideia, a líder disparada na lista feminina é a já citada Princesa Isabel, que ocupava uma posição de poder por ser filha do imperador.

 

Na segunda e terceira colocações, duas mulheres que se tornaram conhecidas justamente por incorporarem valores vistos como masculinos: Anita Garibaldi e Joana d’Arc, duas “intrusas” em meio à testosterona da guerra. Quanto à segunda, sabe o que é irônico?

 

Joana d’Arc foi condenada à morte após ser acusada de heresia. Seu crime: ter se vestido como um homem nas batalhas da Guerra dos Cem Anos.

 

Ajude a dar nome às ruas do Parque Una

 

A iniciativa do Parque Una é uma tentativa de equilibrar a balança de reconhecimento, valorizando a importância histórica que as mulheres tiveram e seguem tendo no mundo, mas especialmente em Pelotas.
Na primeira fase do concurso, internautas mandaram para a Idealiza suas sugestões de nomes que merecem ser estampados nas placas das vias do bairro. Até o fechamento desta edição da revista, mais de 150 contribuições haviam sido enviadas.

 

Agora, uma comissão avaliará os nomes propostos, levando em consideração os critérios estabelecidos previamente. Só poderão ser homenageadas mulheres que:
• tenham falecido entre 1998 e 2014;
• não tenham se destacado na área política ou religião;
• não sejam nomes de outras vias na cidade de Pelotas.

 

Após essa avaliação, 20 nomes serão submetidos a uma votação popular pelo Facebook. Curta a página do Parque Una e fique atento para participar. Os dez nomes mais curtidos serão levados para aprovação na Câmara de Vereadores.

 

Para saber mais como investir, morar ou trabalhar no Parque Una, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

 

 

 

NOVO EMPREENDIMENTO
Nube
saiba mais